Gramática da Consultoria da Imagem é um livro para todas as pessoas que se interessam pelo fascinante tema da imagem dentro do campo moda e da beleza. É um livro atemporal que começa pela curadoria de imagem, na seleção de elementos que se combinam para se criar outra imagem, e naquilo que a imagem proporciona, como um deleite para os apreciadores de imagem de moda. Contudo, neste livro você não irá encontrar prescrições de uso e combinações de roupas e cores ou mesmo aplicação de métodos que são usados desde os anos 1980 para se criar uma imagem individual, mas vai, inversamente, encontrar uma provocação, um olhar crítico e sensível para fomentar novas metodologias e caminhos para o fazer da consultoria de imagem além dos sentidos da aparência. Desta forma, o livro traduz nas suas páginas um esforço da pesquisadora em articular teóricos dos campos da comunicação, semiótica, psicanálise, antropologia, imagem e moda de forma a compreender quais seriam os percursos para novas abordagens para se compreender os discursos produzidos pela consultoria de imagem desde o século 19 até o século 21. Desde 2000, a profissão de Consultoria de Imagem teve um vertiginoso crescimento mercadológico, seja por conta do empreendedorismo feminino, seja pela busca do consumo consciente e consistente da imagem pessoal ou ainda pela busca em aumentar o valor da autoestima com o autocuidado. Entretanto, nota-se, ao longo deste período, uma repetição de padrões preestabelecidos para se chegar a determinados resultados que limitam a profissão com as mesmas prescrições para os que procuram mudar a sua ou a imagem de outras pessoas. Assim, a partir dessa trajetória profissional na Consultoria de Imagem, com sua atuação acadêmica em diferentes cursos, a autora contribui de maneira significativa para o crescimento teórico da área, usando a linguagem visual para criar imagem individual, com uma análise profunda na busca para investigar novos rumos para se chegar a uma imagem pessoal.
Desta forma, ela cria, a partir da metodologia da leitura de painéis imagéticos, um caminho que valoriza os percursos narrativos da imagem com a cocriação de painéis temporais do cliente em conjunto com o consultor.