As práticas de letramento dos estudantes universitários envolvem atividades de escuta, fala, leitura e escrita, todas fundamentais para o bom desempenho acadêmico. No entanto, as atividades que costumam apresentar mais dificuldades são as de produção escrita. Foi pensando nesse quadro que oferecemos a você a coleção Escrever na universidade. Ela reúne quatro volumes essencialmente práticos, mas sustentados em consistentes reflexões teóricas. O primeiro volume — Fundamentos — delineia as grandes coordenadas que nos permitem entender aspectos específicos do ato de escrever. O segundo volume — Texto e discurso — tem seu foco nas estratégias de organização, progressão e coesão textual. O terceiro e o quarto volumes constituem uma Gramática da modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo. Respectivamente denominados Gramática do período e da coordenação e Gramática da subordinação e da norma de referência, esses volumes não são uma gramática convencional. O modelo de análise gramatical que desenvolvemos neles, explicitado em diagramas coloridos, não encontra similar. É inédito e inovador. Esses dois livros fundamentam uma pedagogia da gramática, aliando precisão científica com simplicidade terminológica. Atualizam a norma-padrão brasileira, legitimando usos linguísticos correntes na escrita acadêmica e jornalística. Combinam saberes teóricos recuperados, em parte, da tradição gramatical com aportes vindos da linguística contemporânea. O resultado é um grande roteiro didático que ajuda a desenvolver e refinar sua consciência sintática e normativa, ao mesmo tempo que amplia sua experiência de leitura e escrita.