Preenchendo uma lacuna na bibliografia em português sobre o tema e vindo seguramente ao encontro do interesse de um público crescente, este Guia da Música de Câmara foi concebido no mesmo espírito e apresenta a mesma estrutura do precedente livro dasérie, o Guia da Música Sinfónica. Abordando um vasto repertório permite, pela informação essencial que contém, o acompanhamento informado, enriquecedor, da audição e, eventualmente, da execução das obras do género. «Género» onde, aliás, as fronteiras não se traçam sem dificuldade. Estão representados alfabeticamente neste volume cerca de cento e setenta e cinco compositores, com uma grande variedade de análises ou de comentários mais sucintos que cobrem, nomeadamente, os pormenores sobre as formas e os «estilos», as circunstâncias da composição, as datas e locais de criação, as durações aproximadas de execução. As obras do repertório de base são todas apresentadas, incluíndo, na íntegra, as músicas de câmara dos grandes «clássicos» (de Jean-Sébastien Bach a Pierre Boulez); mas outras menos conhecidas são oferecidas à curiosidade do leitor-ouvinte, designadamente as que se referem às «escolas» ou esferas de influência nacionais ainda mal exploradas (eslavas, escandinavas, inglesas, americanas, etc.). Evitando a tecnicidade dispensável e procurando usar um vocabulário acessível ao maior número possível de leitores, este novo guia que a Gradiva se orgulha de editar em Portugal deverá tornar-se num inseparável companheiro de todos osapreciadores da música de câmara e, de forma geral, de todos os verdadeiros melómanos.