Use bem a Objetiva
Tipos de objetivas | Treinamento do olhar | Uso da luz natural | Plano de fundo | Perspectiva | Acessórios
As câmeras mudam constantemente mas as objetivas têm um ciclo de renovação bem mais lento. Isso não quer dizer que não haja inovação tecnológica no setor. Elas existem, mas estão mais concentradas na parte eletrônica e menos na óptica. A razão disso é que em termos de ótica as lentes há muito chegaram a um grau de qualidade bastante alto e qualquer grande evolução acarretaria um aumento de preços que poucos estariam dispostos a pagar.
Um sinal de que essa excelência vem de longo tempo são as objetivas fixas antigas, de operação manual, mais resistentes que as atuais e com uma qualidade óptica espantosa. Ainda há muitas delas no mercado e vale acrescentar essas vintages ao equipamento, mesmo que seja para fazer tudo no modo manual, como antigamente.
O fato é que quem leva a fotografia a sério investe em objetivas de qualidade profissional. São mais caras? Sim, mas têm uma vida útil bem mais longa e vão perder muito pouco a atualidade, ao contrário da câmera. E um bom jogo de objetivas deve contemplar um conjunto de fixas ao lado de versáteis lentes com zoom.
Veja neste segundo volume do Guia Fotografia Fácil as dicas do expert Laurent Guerimaud de como usar bem as objetivas e tirar o melhor proveito delas.