A proposta deste livro é oferecer ao leitor, as diversas possibilidades de se trabalhar o Brincar com nossas crianças, preservando a infância e os direitos de aprendizagem, como fonte de pesquisa e criatividade aos educadores e interessados na Arte do Brincar. Partimos de conceitos fundamentais sobre a história e a evolução das Brinquedotecas, dividindo o conteúdo em três capítulos, que poderá ser aplicado em espaços lúdicos- pedagógicos, na saúde e no lazer. Contemplamos os cuidados com a organização e materiais e orientações de como se elaborar projetos inovadores levando conhecimentos e sustentando valores necessários para o crescimento sadio de nosso público infantil. Para o desenvolvimento das atividades, faz-se necessário estabelecer habilidades para uma boa performance do educador, e o que não falta neste livro são estratégias, que podem ser utilizadas também em eventos e festas temáticas. Cabe ressaltar que incluímos o Método Arco-Íris, autoral de Sílvia Queiroz, premiado pelo Proac 2021. As experiências genuínas do Brincar, a integração entre as crianças nos espaços reservados ao exercício do Brincar, o mergulho ao imaginário nos cantos lúdicos, prática de oficinas e jogos de vários tipos, storytelling , oportunidades lúdicas, criação de projetos que envolvam temas culturais e coletivos, como sustentabilidade, regras de trânsito e outros ; devem ser considerados como fonte de alicerce na prática do ensino sistematizado , no desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e emocionais , necessárias para a construção de um cidadão responsivo e que prima por uma vida digna, com bom humor e fraternidade, afinal “Brincar é coisa séria”! Por Sílvia Queiroz