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Sinopse
Notas de repúdio, assinaturas digitais, milhares de corpos atrás de notebooks e smartphones sem vida aparente, separados por fios e fibras, paredes de prédios e de casas.
A realidade é um mundo à parte e tornou-se objeto da mera contemplação. De maneira paradoxal, somos tanto mais imóveis, quanto mais a especialização das imagens se movimentam ao nosso redor no mundo digital. O espetáculo nos toma a vida para demonstrar o movimento autônomo do não vivo. E quanto mais nele estamos, mais imobilizados ficamos.
Mais de cinquenta anos depois do lançamento de “A sociedade do espetáculo”, a atualidade da obra parece ter se desdobrado com a sofisticação dos meios de fornecimento da imagem.
Selfies, storys, números de seguidores e likes nos tornam escravos do ego. Somos governados pela imagem e pela nossa própria representação nas redes sociais. Pacificados por nossos próprios perfis e avatares.
Guy Debord dizia que o espetáculo é dinheiro, ou seja, sua outra face. Vivemos em uma época em que “visualizações dão dinheiro”, esse fato ficou posto em toda sua dilacerante verdade.
Há formas de desestruturar o espetáculo ou o próprio espetáculo tornou-se o real?
Em “Debord: antimanual de leitura”, Douglas Rodrigues Barros apresenta como, para o militante francês, o espetáculo tornou-se a própria forma e meio adequado de manutenção da ordem.
Numa época como a nossa, quando a presença como identidade última se torna representação digital, fílmica, como diferença irredutível, toda nossa ação parece sem princípio, é preciso encontrar meios de transformar nossa passividade frente aos dispositivos que cancelam nossa imaginação política.
A presente obra, editada pela sobinfluencia, tem como finalidade fornecer um arsenal crítico que seja capaz de levar ao questionamento e à resistência da naturalização do espetáculo como um dispositivo de controle e imobilização.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786584744134 |
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Pré venda | Não |
Biografia do autor | Douglas Rodrigues Barros (Nova Olinda/CE, 1988) é psicanalista, doutor em Ética e Filosofia Política pela UNIFESP, ensaísta, escritor e coordenador-chefe do Centro de Formação. Autor de livros como “Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafísica racial” (Hedra, 2019) e “Hegel e o sentido do político” (LavraPalavra, 2021). |
Ilustrador para link | CORREA RODRIGO |
Peso | 300g |
Autor para link | BARROS DOUGLAS RODRIGUES |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 19 x 11 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 136 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
Código Interno | 1048316 |
Código de barras | 9786584744134 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | BARROS, DOUGLAS RODRIGUES |
Editora | SOBINFLUENCIA |
Sob encomenda | Não |
Ilustrador | CORREA, RODRIGO |
Coordenador | GIBIM, FABIANA | PEGUINELLI, ALEX |