Ao vislumbrar a construção de uma escola justa - para todos e de qualidade -, faz-se necessário desvelar os mecanismos de perpetuação e legitimação das desigualdades, abrigados sob o véu da neutralidade, da racionalidade meritocrática e da democratização da educação. Ao porem a nu o 'jogo universitário', Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron demonstram que a herança cultural exerce um papel fundamental na reprodução social. A leitura desta obra, meio século após sua publicação, ajuda a compreender a relação estreita entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, cristalizada na educação escolar. Fica evidente, como vêm mostrando as estatísticas atuais referentes ao acesso ao ensino superior brasileiro, que as constatações de 'Os herdeiros' não perderam sua validade. Elaboradas no contexto de grandes transformações no sistema de ensino francês e motivadas pelos movimentos de Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean-Claude Passeron (1930-) desmontam o mito da escola republicana proclamada como instrumento de democratização e de promoção da mobilidade social. A partir de estudos empíricos sobre as atitudes de estudantes e professores universitários de Paris e da província, eles demonstram que a escola tem sobretudo como função legitimar e perpetuar as desigualdades diante da cultura metamorfoseando, por meio dos critérios de julgamento que emprega, os privilégios em méritos ou em 'dons' pessoais. 'Os herdeiros' está na base do movimento de ruptura epistemológica que atinge as ciências sociais desde a metade do século XX. Seus autores, diplomados em filosofia, dedicam-se à investigação sociológica com o propósito de desvelar práticas sociais suficientemente naturalizadas. Enquanto os estudos de Pierre Bourdieu abrangem diferentes campos do conhecimento (sociologia, educação, política, cultura, mídia, economia), os trabalhos de Jean-Claude Passeron procuram promover a interdisciplinaridade entre sociologia, história e antropologia, visando compreender as dinâmicas culturais. Consequentemente, os estudos constituem-se um legado incontornável ao avanço das ciências contemporâneas.