Esta obra apresenta uma pesquisa atualizada no campo da teologia com ênfase em três de suas mais importantes disciplinas: Hermenêutica, com a arte de interpretar textos; Eclesiologia, com um conceito de Igreja-Povo-de-Deus inserida no mundo para transformá-lo, como assim diz o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965); e Teologia Pública, atuando nos seus três lugares prioritários, como os define o teólogo estadunidense David Tracy, a saber: a Igreja, a sociedade e a academia.
É para a teologia que, consciente ou inconscientemente, nós fazemos as perguntas mais primevas e mais significativas: de onde viemos? Para onde vamos? Quem somos? Que sentido têm o sofrimento, a vida e a morte? Deus existe?
E a teologia, embora seja uma ciência tão antiga quanto a história da fé cristã, como ciência estudada na academia, sobretudo em cursos de graduação, é uma jovem que faz muitas perguntas novas e dialoga com outras ciências.
Este livro é um diálogo entre três personagens, todos igualmente protagonistas: o seu autor, que, além de apaixonado pelos estudos teológicos, pesquisou e o escreveu; os autores pesquisados e citados na bibliografia; e você que o está lendo.
Juntos nós produziremos novos conhecimentos e buscaremos conhecer o sentido da vida.
Este livro é pensado e escrito para você que certamente vai pesquisar mais sobre as obras de seus autores, tornar-se autor também e aprofundar as pesquisas sobre estes temas e fazer teologia com a fé, a ousadia e a esperança que fazem da teologia uma ciência profundamente necessária.
Longe de querer saciar as sedes, este livro quer despertar a sede de ter sede de pesquisar, de dizer a sua palavra e de fazer teologia.