Em tempos conturbados, onde razoabilidade e serenidade são atributos tão pouco vistos, é com grande honra e imensa satisfação que prefacio o livro do amigo, professor e desembargador REIS FRIEDE. ... . No livro, FRIEDE faz um passeio na história da humanidade, elencando os desafios vividos, não só de caráter ambiental, com destaque para as questões demográficas, para o aumento da população mundial e para a necessidade premente do mundo conseguir proporcionar segurança alimentar e água potável para todas as pessoas, em um processo de uso constante de recursos renováveis e produção de rejeitos. ... . O autor explora questões como as mudanças climáticas e a elevação no nível dos mares, sob um prisma desapaixonado, levantando hipóteses e cenários futuros, moldados por desafios para a governança ambiental, para as economias e para a saúde humana nos Estados nacionais. ... .
O autor, com visão geopolítica, quebra paradigmas descontruindo narrativas ambientais rasas, defensoras de interesses obscuros e fortalecidas por exageros midiáticos. Assim, demonstra sua crença de que a humanidade precisará encontrar caminhos para os desafios demográficos e ambientais do futuro, cuidando melhor do planeta e racionalizando o uso dos recursos naturais, para que os diferentes países possam mitigar reflexos negativos na qualidade do ensino das pessoas, nos sistemas de saúde e previdência, no ambiente de negócios e nas infraestruturas nacionais.
Na busca de instigar o raciocínio e a visão crítica dos leitores, o caráter conclusivo da obra sugere a existência de uma conspiração orquestrada por diversos atores, nacionais e internacionais, que usam da temática do meio ambiente, de maneira não razoável, equivocada e pouco científica, para amparar narrativas sociais e políticas que tão somente atendem aos seus interesses ou dos grupos que representam. Nossa visão, contrária a este estado de coisas, é e sempre será positiva, afastando o pessimismo, com crença inabalável na capacidade de adapt