Compreender o que se passa no interior das escolas no processo de transmissão e apropriação dos saberes e da cultura tem sido um dos mais férteis empreendimentos intelectuais no campo da Educação na atualidade, mobilizado por várias temáticas de investigação, entre elas a história das disciplinas escolares. é nessa direção que podem ser destacados os méritos deste livro. A autora, Suely Cristina Silva Souza, explora com rigor e competência os meandros do ensino da Matemática no Atheneu Sergipense, uma das mais emblemáticas instituições públicas de educação secundária do estado do Sergipe. O texto, de leitura agradável e instigante, permite ao leitor compreender os modos pelos quais se configurou e se modernizou a disciplina Matemática no país, além disso, enseja (re)conhecer a expertise dos professores que ministraram a disciplina no Atheneu Sergipense, os livros didáticos que utilizaram, as práticas educativas levadas a termo e as vicissitudes em torno do aproveitamento dos alunos. Outro aspecto relevante a ser ressaltado, de não menor importância, é a contribuição desta obra para a memória da escola pública e para a preservação do patrimônio educativo. Trata-se, portanto, de um livro valioso para pesquisadores, educadores e interessados pela educação e pela história da cultura sergipana e brasileira. Rosa Fátima de Souza Professora da Universidade Estadual Paulista