A História santa é uma coleção de fascinantes explicações sobre o Antigo Testamento — como que uma catena aurea da Velha Aliança —, composta pelo monge beneditino e exegeta francês Dom Jean de Monléon. O autor narra e comenta, capítulo após capítulo, os acontecimentos da história da salvação, mesclando esclarecimentos históricos com reflexões sobre os profundos significados místicos de cada passagem.
Buscou-se reconstituir a vida moral das grandes figuras e profetas do Antigo Testamento, mostrando suas reações diante das provações e dificuldades; realçando o que foi verdadeiramente grande e heroico na conduta deles, o que tornou meritória sua fidelidade em cada circunstância, o que os faz brilhar como estátuas luminosas na noite negra do paganismo. Sondando o coração daqueles homens com os olhos de São João Crisóstomo, de Santo Efrém, de Santo Ambrósio, de Santo Agostinho e dos maiores gênios do cristianismo, os comentários valem-se sobretudo da sabedoria dos Padres da Igreja, resgatando a interpretação tradicional das Escrituras — em detrimento da exegese literal e científica que pretendia reinar à época do autor.
Este segundo tomo abarca os três últimos volumes da coleção: 3) Josué e os Juízes; 4) Davi, sobre os dois livros de Samuel; e 5) Daniel e Jonas.