Este livro trata da história dos homens por intermédio da moda. Analisa a exibição pública destes homens nos registros imagéticos que permitiram identificar como se deram as apropriações da moda no espaço público do trabalho e lazer, concomitante as noções de beleza e elegância masculina na cidade de Maringá (PR), além das possíveis relações com as noções de moda vigentes no Brasil no mesmo período. Na busca pelos vestígios históricos que permitiram identificar o momento em que esses homens começam a inserir beleza e elegância como valores que participariam da vida cotidiana da cidade, fica clara então a transição de um mundo rural para um cotidiano moderno e urbano, da efervescência social nos bares, ruas, clubes, cinemas, até mesmo às agremiações esportivas. Esses espaços demandaram investimentos na aparência masculina, o que foi fundamental para a consolidação de uma ampla rede de serviços e comércios que fortaleceram o mercado de consumo para a estética e vestuário masculino na cidade. Um texto com até 8 linhas, para ser inserido na aba frontal (uma breve apresentação da obra, tanto pode ser escrito pelo autor quanto por terceiros, este texto é opcional). A história da moda que se encontra neste livro é a dos homens, na cidade de Maringá, na década de 1950. Produto da pesquisa desenvolvida pelo autor no mestrado, junto ao Programa de Pós-graduação em História (PPH-UEM), e primeira dissertação do Laboratório de estudos e pesquisas em história, moda e cultura (La-moda, Uem, CNPQ). O estudo nutriu-se dos arquivos memorialísticos da cidade de Maringá, ao inserir e acompanhar o papel da moda masculina no desenrolar da urbanização e de modernização da cidade. O autor ao longo da narrativa demonstra como o bem-vestir e mostrar-se publicamente, transformaram-se em símbolos de modernidade. Ivana Guilherme Simili