A implementação de hortas escolares como práticas agroecológicas constitui-se uma estratégia didática importante para o ensino fundamental. Além de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental, as hortas oferecem oportunidades práticas para uma aprendizagem interdisciplinar, integrando Ciências (ciclos naturais - água, fotossíntese, crescimento das plantas e biodiversidade); Matemática (medição de áreas, cálculo de volumes de solo, planejamento de plantio com base em medidas e contagem de plantas); Geografia (climas, solos e importância da agricultura familiar); História (estudo das práticas agrícolas tradicionais e evolução da agricultura, história da alimentação); Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos sobre plantas, meio ambiente e sustentabilidade). A horta se constitui um microcosmo para o aluno (1) aprender sobre a importância da biodiversidade e do equilíbrio ecológico; (2) compreender a origem dos alimentos e a importância da alimentação saudável; (3) desenvolver práticas de compostagem e manejo sustentável do solo; e (4) contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas em equipe. As hortas promovem, ainda, o diálogo entre escola e comunidade, ao agenciar a participação dos pais e parcerias com agricultores familiares, com trocas de conhecimentos e de recursos. Este livro reúne oito capítulos, frutos de projetos de extensão em comunidades rurais e de pesquisas científicas financiadas pelo CNPq, desenvolvidos em parcerias com seis universidades públicas brasileiras: UERN, UFERSA, USP, UnB, UFPB e UFPA. Trata-se de uma abordagem valiosa para o ensino fundamental, que deve ser encorajada e apoiada por professores e gestores escolares.
OS ORGANIZADORES