Alicerçada na memória e na transmissão oral de sua cultura, repositório ancestral de sabedoria, as lições aprendidas através da Tradição de Ifá aconselham e abrem os caminhos para desenvolvermos iwa pele - o bom caráter - em nossa jornada pela vida. Ao desvendar seus costumes e tradições, Ifá: Uma Floresta de Mistérios é um estudo detalhado sobre a cosmologia, metafísica, filosofia e sistema oracular da rica e complexa cultura do povo iorubá.
Escrito por Nicholaj de Mattos Frisvold , babalawo e membro da Sociedade Ogboni, o livro é uma apresentação dos primeiros dezesseis Odus do corpus literário de Ifá, seus versos, mitos, alegorias e provérbios . Em linguagem didática e ao mesmo tempo poética, Nicholaj apresenta a tradição africana tanto para aqueles com pouco conhecimento sobre ela, quanto para aqueles já adentraram suas florestas de mistérios.
Nas palavras do autor, ‘…Ifá é uma filosofia, uma teogonia, teologia e cosmologia enraizada em uma metafísica particular que se preocupa com o real e o ideal, o mundo e seu começo…’ . Nesse sentido, Ifá: Uma Floresta de Mistérios celebra a tradição da sabedoria iorubá e faz uma ponte com o mundo ocidental, trazendo luz às origens e mistérios de Exu e dos Orixás . Com isso, o livro torna-se fonte importante de conhecimento e reflexão para os iniciados nos mistérios da Religião Tradicional Iorubá, assim como para praticantes de Quimbanda, Palo, Santeria, Vodu, Candomblé, Umbanda e outras religiões da diáspora africana.