Como toda norma, a aplicação da Lei de Improbidade pelos Tribunais brasileiros enfrentou – nesses poucos
anos de vigência – as mais variadas interpretações que, em um determinado momento, indicavam uma aplicação
mais comedida da norma, chegando a momentos opostos de exacerbação na utilização da improbidade
pelo Ministério Público, com aplicação indevida da Lei de Improbidade a atos meramente ilegais.
Esta obra tem por objetivo estudar, em primeiro lugar, como se insere a Administração Pública no atual contexto
constitucional, onde deve atuar não só vinculada ao princípio da legalidade, mas também em respeito
à economicidade, à eficiência, à moralidade e a outros princípios igualmente previstos no art. 37, caput, da
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988). Além disso, propõe investigar como é
hoje tratada a responsabilização dos agentes públicos que, apesar de corrigirem – através da anulação ou convalidação
– a atividade administrativa, ainda assim são responsabilizados pelo ato ou decisão administrativos
originalmente ilegais, com fundamento unicamente na subsunção de sua conduta àquelas infrações previstas
na Lei de Improbidade Administrativa.
Nesse contexto, dedica-se analisar os efeitos jurídicos da anulação do ato administrativo e sua repercussão
na improbidade administrativa, especialmente porque o dever de anular os atos ilegais já foram, há muito
tempo, referendados pelo STF, através da Súmula 478.
A obra também dedica-se a debater os efeitos, para a configuração da improbidade, quando há convalidação
dos atos administrativos ilegais, concluído pela inocorrência da improbidade administrativa, pois constatada a
ilegalidade do ato administrativo o Administrador Público poderá restabelecer a legalidade, promovendo um
novo ato administrativo, com finalidade de suprir os defeitos do ato administrativo anterior, resguardando os
efeitos jurídicos por ele produzidos.
O que se propõe, sobre a compreensão da improbidade e sobre os efeitos do