O uso do computador torna-se cada vez mais indispensável, importante e útil para o desenvolvimento dos aspectos de garantia do sucesso no século XXI e para o desenvolvimento das habilidades específicas do ser humano. Pensar em estratégias de implementação de projetos multi, inter e transdisciplinares com o apoio dos computadores tem sido uma das alternativas mais viáveis, práticas e com melhores resultados para atrair e motivar os alunos em ambientes educativos. A autora Sanmya Feitosa Tajra, mestre em educação e consultora de informática educativa em várias escolas, além da experiência como autora de diversos livros na área educacional, desenvolveu esta publicação com o objetivo de repassar aos professores, que já atuam ou vão atuar em ambientes ricos em tecnologias de informação e comunicação, os principais conceitos que cercam a utilização da informática na área educacional. Muitas das questões apresentadas foram baseadas em percepções de sua própria vivência e complementadas com leituras acerca do assunto. Há uma série de informações necessárias para contextualizar o leitor em relação aos principais aspectos que envolvem a informática educativa, como sua política, o posicionamento da escola diante da nova realidade, a apresentação da informática como um dos instrumentos que apóiam o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação e o que pode ser feito com um computador na sala de aula. Inicialmente apresenta a informática como um recurso que pode ser incorporado à escola independentemente da linha metodológica utilizada. Expõe uma reflexão das principais mudanças na atual sociedade da informação. Destaca as evoluções tecnológicas relacionadas aos sistemas produtivos, principais ações governamentais e projetos na área da informática no Brasil. Relaciona as principais diferenças entre o computador e os diversos recursos tecnológicos existentes e utilizados no ambiente educacional.