A melhor maneira de apresentar a Filosofia, seja a um estudante, seja a um leitor, é praticando uma investigação filosófica e dialogando com os filósofos da tradição. Não apenas para saber o que eles disseram, mas para interrogá-los e extrair deles boas ferramentas conceituais para refletir sobre questões da atualidade. Os pontos de partida e de chegada da reflexão filosófica que investiga são os problemas que interessam à experiência humana atual. Assim, o filosofar reveste-se de utilidade para a vida presente, e não apenas para a história passada. Esta é a perspectiva acolhida pelo autor nesta iniciação à investigação filosófica. Pretende-se que ela seja adequada para uso em cursos de iniciação, seja no ensino médio, seja em cursos superiores. Em qualquer caso, o estudo ou a leitura não precisam ser de modo linear e contínuo. Diferentes percursos serão recom-pensados com abordagens não prisioneiras da linha do tempo, ou de linhas de aprofundamento que exijam os momentos anteriores como pré-requisitos necessários. Cada capítulo goza de certa autonomia e comporta graus variáveis de interesses quanto aos níveis de complexidade, permitindo ao leitor ou estudante definir o âmbito de sua própria investigação.