Em 2005 – com o fundamental apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil, que se manteria parceiro nos anos seguintes –, foi lançada pela Solvay Indupa do Brasil a primeira edição da Iniciativa Solvin, que pretendia não só ser uma premiação de estudantes, mas também fomentar a discussão sobre sustentabilidade nas escolas de arquitetura, a partir do uso sustentável do PVC. Já em sua primeira edição, havia uma estratégia de envolver alunos e professores na discussão mais articulada dos mais variados aspectos da sustentabilidade na construção civil, com a promoção de palestras técnicas, a organização da iniciativa, a publicação final e a conferência no dia da premiação, que ocorreu no Pavilhão da Bienal de São Paulo, durante a 6ª Bienal Internacional de Arquitetura.
Na segunda edição da iniciativa, em 2006, manteve-se a mesma estrutura, com a premiação ocorrendo no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. No interregno de 2007, foi realizado um vídeo, que apresenta entrevistas com arquitetos e alunos envolvidos nos dois primeiros anos da iniciativa.
A presente publicação marca o quarto ano da Iniciativa Solvin. Como nas edições anteriores, com o formato de um livro-catálogo, a publicação encarta os projetos selecionados e três artigos de especialistas. Ao total, temos uma série de nove artigos, assinados por arquitetos e paisagistas que se debruçaram com atenção sobre o tema: Gilda Bruna, Ladislao Szabo, Abilio Guerra, Fernando Chacel, José Tabacow, Filomena Russo, Ana Rosa de Oliveira, Eduardo Barra e Paulo Fujioka. Nestes textos, sob os mais variados enfoques e preocupações, foram apresentadas idéias e sugestões para uma melhor relação entre a sociedade e o meio ambiente. A somatória dos artigos e dos projetos de estudantes constitui-se hoje em importante contribuição profissional e acadêmica sobre o tema.