É inegável que a complexidade da vida humana chega, instantaneamente, no ambiente da sala de aula, na escola. Isto ocorre, exatamente, pelas certezas e incertezas que a instituição de ensino é obrigada a revelar para os seus alunos. Ocorre ainda pelo desenvolvimento de novos saberes, de novas competências e habilidades, que a força do mundo globalizado vem impondo à escola e aos sistemas de ensino, quando exige a incorporação de novas tecnologias e a efetivação de ações, projetos e programas que contribuam para as transformações das técnicas e da comunicação humana.
O mundo contemporâneo é um espaço dinâmico, que vem exigindo das instituições de ensino, quer sejam elas de educação básica ou de educação superior, um forte compromisso com a empregabilidade, com a competitividade, com as transformações do sistema produtivo. Este é o lema, a exigência do mundo globalizado, da visão produtiva da sociedade capitalista que requer a formação para o trabalho em grande escala, revelando o potencial estratégico que o conhecimento tem no âmbito material e humano.
Toda inovação educacional deve promover nos alunos marcas legítimas e significativas que gerem a formação de atitudes positivas e contribuam para a formação de um ambiente pedagógico duradouro, consolidando a criação de uma cultura escolar aberta, movida pelo interesse científico, pela experimentação curricular, que contribuam para o surgimento de projetos variados e eficazes para serem institucionalizados no espaço educativo.