A Epidemiologia se constitui atualmente na principal ciência da Informação em saúde. Trata-se, se dúvida, de importante disciplina científica complementar para as ciências clínicas e básica para Saúde Pública.
A ciência epidemiológica cada vez mais amplia seu importante papel na consolidação de um saber científico sobre a saúde humana, seus determinantes e suas conseqüências, em pelo menos três aspectos principais: Primeiro, a investigação epidemiológica possibilita o avanço do conhecimento sobre os determinantes do processo saúde / doença. Em segundo lugar, a disciplina desenvolve tecnologias efetivas para descrição e análise das situações de saúde, fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde. Por último, a metodologia epidemiológica pode ser empregada na avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos, tanto no que se refere a sistemas de prestação de serviços quanto ao impacto das medidas de saúde na população.
Como se criou tão importante ciência? Qual é a sua história? Como se estrutura o objeto epidemiológico? Que teorias de saúde-doença orientam a ciência epidemiológica? Quais são seus instrumentos, indicadores e medidas? Como se constitui a metodologia epidemiológica? De que modo se realizam análises epidemiológicas? Quais as perspectivas da Epidemiologia?
Introdução à Epidemiologia aborda estas e outras importantes questões, essenciais para o entendimento das análises de risco em saúde. Neste momento em que o país enfrenta novas epidemias e precisa superar suas velhas endemias, mais do que nunca a tecnologia e a ciência epidemiológica podem contribuir para a saúde individual e coletiva da população brasileira.
Esta obra inclui uma lista de 109 manuais e livros-texto de epidemiologia, publicados no Brasil e no exterior. Inclui também o Guia Epidemio na Internet, com os endereços de 144 páginas-web sobre Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia de Pesquisa em Saúde.