Aprender é difícil. No caso particular da matemática, essa dificuldade está principalmente na sua natureza estritamente abstrata, embora seja aumentada por um conjunto de fatores materiais e culturais, que incluem a infame pergunta/desculpa mas afinal, para que é que isto serve? e as más práticas como “deixar as matemáticas para o fim do curso. Com este livro, pretendemos ajudar a reduzir as dificuldades materiais e, portanto, contingentes mas desnecessárias que assombram a aprendizagem da matemática.
A experiência de docência dos autores levou a uma atitude pragmática ajustada a este tipo específico de ensino: o conteúdo deve ser comunicado de forma clara e rigorosa e em pequenas doses, concretizadas abundantemente com exemplos e exercícios. Ao longo dos anos, conforme os autores foram refinando esta abordagem, também observaram os seus efeitos: os estudantes aprendem melhor a matéria, de forma mais aprofundada e com melhores resultados.
É este pragmatismo que orienta o conteúdo da obra: a apresentação dos conceitos teóricos é sucinta e rigorosa, está claramente identificada, acompanhada de exemplos e complementada por inúmeros exercícios resolvidos e pequenas demonstrações informais, por forma a promover a autonomia do aluno. O livro está dividido em três partes e cada uma corresponde a uma das grandes áreas habitualmente presentes no ensino superior: álgebra linear, análise infinitesimal e otimização. No final, a obra apresenta ainda dois anexos, dedicados às funções (conceitos, propriedades e operações) e aos somatórios.
Este livro destina-se aos estudantes das várias disciplinas de introdução à matemática nos cursos superiores que incluem algum conteúdo matemático, mas que não prosseguem para uma formação aprofundada nesta disciplina.