Para produzir bens e serviços à medida do cliente, é importante investir em tecnologias adequadas e garantir que estas são utilizadas de forma eficaz e eficiente, especialmente através da introdução de novos sistemas de organização e gestão. A norma ISO 9001 foi desenvolvida para ajudar as organizações a ultrapassarem os seus constrangimentos e encararem os mercados de forma descomplexada e desembaraçada.A certificação é o garante, por uma terceira parte, independente e imparcial, de que as práticas adotadas pela organização são eficazes para dar cumprimento à sua política e aos seus objetivos, assegurando o cumprimento dos requisitos normativos e atestando a capacidade da organização para fornecer, de forma consistente, produtos e serviços que vão ao encontro dos requisitos e que visam aumentar a satisfação do cliente através da melhoria contínua.A nova norma ISO 9001:2015 compele as organizações, mesmo as que já têm o seu sistema de gestão da qualidade devidamente certificado, a perspetivar novas e importantes mudanças para responder às alterações introduzidas. Este guia prático pretende ajudar as organizações que estão a iniciar a implementação do seu sistema de gestão da qualidade e as que necessitam de enfrentar e vencer um conjunto de desafios - como a alteração de procedimentos e formas de evidenciar a conformidade e o empenho -, que abrange toda a pirâmide hierárquica de forma a cumprir os novos requisitos da versão de 2015. Aposta, igualmente, no cariz prático e na clareza e simplicidade da exposição, estando redigido em linguagem simples e acessível a todos, e contém abundantes exemplos e dicas facilmente adaptáveis à realidade das organizações, independentemente do seu setor, dimensão ou complexidade dos processos.