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    JARDIM DE CAMALEÕES

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    Sinopse

    Neobarroco? Antes que um conceito assente, que defina um movimento ou uma vertente específicos, histórica e “biograficamente” delimitados, o neobarroco é um modo de uma tendência: um estar antes do que um ser.


      Caracteriza-se, via de regra, pela abertura modal, muitas vezes intertextual, para com procedimentos éticos e estéticos do seu maior, o Barroco, instância privilegiada como definidora ou grande interpretante das culturas ibéricas ou mesmo católico-mediterrâneas. Camada que imanta o texto poético de uma reverberação multiforme e no entanto identificável e particular, o barroco — e portanto o neobarroco — seria uma 
    pulsão
    , que instaura uma 
    tensão
     que se completa, idealmente, numa 
    leitura capaz de empatia. 
    Nesse sentido, não haveria texto barroco — e, talvez, mais ainda neobarroco, considerando a multiplicidade das escolhas (formais, ideológicas, discursivas…) da contemporaneidade — sem um leitor a ele proclive.



      Justamente aqui se toca na questão do gosto, e ainda: na do quociente de sedução do artefato poético junto ao público leitor. Sem que os procedimentos barroquizantes tivessem desaparecido do horizonte da cultura latino-americana durante o século passado, e que possam ser aqui e acolá perceptíveis na produção de boa parte dos grandes nomes da poesia produzida no continente durante o período, houve e há um 
    crescendo
     a ele conexo durante as últimas décadas. A presente antologia organizada por Claudio Daniel tem o mérito de buscar mapeá-lo entre vários países, origens geracionais e estéticas, e nas duas línguas da América Latina, sem contudo, 
    et pour cause
    , oferecer um perfil fechado e totalizador: antes, um levantamento em transição e, porque não dizê-lo, também 
    em risco
    . Não a cartografia exata, nem a ideal para que comprazesse os desatinos de alguma diretriz crítica que só se satisfaz com a ontologia (e a antologia…) acabada, e com o perfil “marmóreo”, mas um tremeluzente entre-estar figuracional, um mapa 
    in progress
    , um tanto borroso e, também — e por que não? — barroso.


    Barro contra mármore, e aparição contra verbete: um algo de modernidade (ou pós-modernidade?), não-programática mas sim, e paradoxalmente, real, no aqui/agora.  Que oxalá seja perceptível para o leitor, e que oxalá, enfim, fulgure.


    Horácio Costa

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788573212075
    Tradutor para link
    Pré vendaNão
    Peso337g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1.4
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas256
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2000
    Código Interno113205
    Código de barras9788573212075
    AcabamentoBROCHURA
    AutorVÁRIOS AUTORES
    EditoraILUMINURAS
    Sob encomendaNão
    TradutorDANIEL, CLAUDIO

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