A formação de crianças, jovens e adultos cultos, críticos e conscientes ao longo dos 12 anos de escolaridade da Educação Básica pressupõe um domínio amplo em Matemática, pois vivemos em uma sociedade globalizada e competitiva em que o conhecimento tem implicação direta na vida de um cidadão e de sua família. O ensino de matemática desenvolvido de modo eficaz exige o entendimento acerca do que os estudantes devem aprender, e tudo o que eles necessitam aprender deve ser desafiador. Nesta caminhada os professores devem apoiar os alunos para tal, especialmente os menos motivados. Os jogos didáticos que envolvem o ensino de Probabilidade, particularmente os que são propostos neste livro, têm o propósito de estimular os alunos a aprender Matemática básica com compreensão, construindo novos conhecimentos de maneira ativa a partir da experiência e dos conhecimentos prévio e subjacente ao jogo, por meio da mobilização e o desenvolvimento do pensamento probabilístico. O livro contém adequada variedade e quantidade de conceitos básicos e de exercícios de Probabilidade, lançando luz sobre possibilidades que favorecem a compreensão de conceitos de maneira lúdica, em consonância com pressupostos que estão presentes na BNCC – Base Nacional Comum Curricular para potencializar a Educação Probabilística nas Escolas (EPE).