Em José do Patrocínio, a pena da Abolição, Tom Farias apresenta um retrato sensível e detalhado da vida de José do Patrocínio, personagem brasileira de grande relevância histórica, cultural e política.
O livro é organizado em 4 partes: 3 partes com vários capítulos desde a infância até a vida adulta da personagem, e um Epílogo. Ao longo da obra o leitor passa a conhecer a vida de José Carlos do Patrocínio, nascido em 9 de outubro de 1853, em Campos dos Goytacazes, RJ, e falecido em 29 de janeiro de 1905, no Rio de Janeiro, RJ. Escritor e jornalista negro, destacou-se como ativista político dos movimentos Abolicionista e Republicano no país, que culminaram com a Abolição da Escravatura (1888) e com a Proclamação da República (1889).
A edição da Kapulana, de 2019, é uma versão revista minuciosamente e atualizada pelo autor Tom Farias sobre edição anterior de 2009. É fruto de extensa pesquisa com dados históricos e biográficos sobre personalidade brasileira tão atuante em momentos de grande relevância histórica e social do Brasil.
Conta ainda com prefácio de Laurentino Gomes e uma série de fotos da época, de José do Patrocínio e do Rio de Janeiro.
O olhar de um escritor do século 21 sobre a vida de uma personalidade do século 19 oferece aos leitores uma visão da História que não é estática, visto que os temas em foco são ainda muito atuais.