Mais do que uma retrospectiva, a publicação oferece uma visão crítica e reflexiva sobre o percurso dos arquitetos e sócios fundadores Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, enquanto revela a complexidade e a profundidade da produção arquitetônica do escritório.
(...)
O título da publicação, Königsberger Vannucchi [et al.] arquitetura, incorpora a abreviação “et al.”, do latim, assim, destaca a importância de todos que contribuíram na construção de uma prática arquitetônica notável, denotando o aspecto coletivo da produção da arquitetura.
(...)
A primeira parte do livro, assinada pela pesquisadora Maria Alice Junqueira Bastos, especialista em História da Arquitetura e Urbanismo, conduz o leitor pelo percurso dos arquitetos, desde seus primeiros projetos residenciais até suas obras de maior escala, como o Brascan Century Plaza(1997), no Itaim Bibi, um projeto de uso misto que se tornou referência, e o Sesc Avenida Paulista, inaugurado em 2018, que transformou um edifício de escritórios em um complexo cultural e esportivo.
A narrativa visual e textual é permeada pelas muitas transformações sociais, políticas, tecnológicas e culturais vividas no Brasil, desde os anos 1970 até o presente, proporcionando uma leitura rica acerca do impacto da arquitetura na vida urbana e nos contextos históricos do país. Por meio de uma farta iconografia e de inúmeros desenhos como croquis, desenhos técnicos, perspectivas feitas à mão e perspectivas renderizadas, é possível acompanhar as mudanças pelas quais a produção e a representação da arquitetura passaram ao longo dos últimos 50 anos.
A obra inclui, ainda, ensaios críticos de importantes pensadores da arquitetura nacional, como Ruth Verde Zein, Luciana Tombi Brasil, André Marques, Cecília Rodrigues dos Santos, Agnaldo Farias, Luís Antônio Jorge, Renato Anelli e Luiz Alberto Backheuser. Cada autor explora aspectos distintos do trabalho do escritório, analisando temas como o racionalismo, a liberdade criativa e a integração entre o moderno e o pós-moderno. Os textos oferecem uma análise aprofundada de alguns dos princípios que orientam os projetos da Königsberger Vannucchi, refletindo sobre a relação entre trabalho e contexto, forma e função e o diálogo entre passado, presente e futuro.
Königsberger Vannucchi [et al.] arquitetura revela o mosaico de projetos e histórias que refletem o contínuo compromisso cultural do escritório. A obra é um tributo à arquitetura brasileira e à visão inquieta e criativa de seus fundadores, que, com a dedicação de profissionais, parceiros e colaboradores contribuíram para a construção desse legado.