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Sinopse
Este livro de Márcio Seligmann-Silva trata do conceito de crítica em Walter Benjamin (1892-1940), que se propôs “recriar a crítica como gênero” nos tempos da República de Weimar, através do estudo e aperfeiçoamento da crítica de arte criada com base nas propostas filosóficas de Kant e Fichte pelos românticos de lena, Friedrich Schlegel e Novalis. A partir de um exame das pesquisas já existentes sobre a questão, este trabalho dedica-se a comparar as concepções de Benjamin e dos românticos focalizando três aspectos centrais: a filosofia da linguagem, a crítica do conhecimento e a crítica de arte.
Nesses três âmbitos, o estudo se detém, por um lado, no uso estrategicamente negativo do conceito de crítica, no sentido de que Benjamin precisou “limpar a área de ação do crítico”, para poder recriar o gênero. São expostas detalhadamente a crítica de uma concepção puramente instrumental e comunicativa da linguagem, a partir de uma concepção mágica e metafísica; a crítica das teorias racionalistas, sistêmicas e logocêntricas do conhecimento, próprias da
Aufklärung
, a partir de um resgate do mito, do fragmento e da protolinguagem (
Ursprache
); e a crítica de formas tradicionais de crítica da arte como o universalismo superficial da história das ideias, as diversas facetas do positivismo (biográfico, psicologista, sociologizante), o formalismo e a apologia de autores e obras — contrapondo-Ihes uma concepção de crítica como
medium-de-reflexão
.
Por outro lado, o trabalho deixa claro que o conceito benjaminiano e romântico de crítica é baseado numa visão essencialmente positiva, em que se destaca uma teoria do conhecimento que engloba o trabalho da imagem ao lado do trabalho do conceito, bem como a noção de uma crítica poética, produtiva, que “potencia” a obra criticada, atualizando-a num determinado “agora” que rompe com o “continuum” da história.
Uma característica marcante do estudo de Márcio Seligmann-Silva, que é também tradutor da tese de doutorado de Benjamin sobre o romantismo alemão, é o fato de ele pensar o conceito de crítica poética em estreita relação com a teoria e prática da tradução, o que pode se tornar particularmente fecundo para o debate desses conceitos de crítica no contexto intelectual brasileiro.
WILLI BOLLE
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786555190427 |
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Subtítulo | WALTER BENJAMIN ROMANTISMO E CRÍTICA POÉTICA |
Pré venda | Não |
Biografia do autor | Márcio Seligmann-Silva, professor titular de Teoria Literária na UNICAMP, é doutor pela Universidade Livre de Berlim e pós-doutor por Yale. É autor, entre outras obras, de Adorno (PubliFolha, 2003), O Local da Diferença (Editora 34, 2005, vencedor do Prêmio Jabuti de Teoria/Crítica Literária), Para uma crítica da compaixão (Lumme Editor, 2009) e A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (Editora Civilização Brasileira, 2009). Foi professor visitante em Universidades no Brasil, Argentina, Alemanha, Inglaterra e México. Pela publicação de Ler o livro do mundo recebeu o Prêmio Mario de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional em 2000. |
Peso | 300g |
Autor para link | SELIGMANN-SILVA MARCIO |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 15.5 x 22.5 x 12 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 240 |
Número da edição | 2ª EDIÇÃO - 2020 |
Código Interno | 917334 |
Código de barras | 9786555190427 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | SELIGMANN-SILVA, MARCIO |
Editora | ILUMINURAS |
Sob encomenda | Não |