A escrita já foi a principal maneira de construir significados em diferentes épocas e lugares. Cada vez mais, os modos grafocêntricos de significado podem ser complementados ou substituídos por outras formas de cruzar o tempo e a distância, como gravações e transmissões orais. Isso significa que uma pedagogia voltada ao ensino de leitura e escrita precisa ir além da comunicação alfabética, incorporando a essas habilidades tradicionais as comunicações multimodais, particularmente aquelas típicas das novas mídias digitais. Procuramos neste livro expandir a ideia e a compreensão tradicionais da função e da forma da palavra escrita. Queremos explorar a gama mais ampla das maneiras pelas quais os letramentos funcionam na sociedade contemporânea. (Da Introdução) Autores: Mary Kalantzis é professora na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. É membro do Conselho de Ensino da Austrália e da Comissão Australiana de Direitos Humanos e Igualdade de Oportunidades. Junto com Bill Cope, escreveu e organizou vários livros, entre os quais: The powers of literacy: Genre approaches to teaching literacy; Productive diversity; A place in the sun: Re-creating the Australian way of life; Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures; New learning: Elements of a science of education. Bill Cope é professor na Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, EUA. É diretor-presidente da Common Ground Research Networks, uma editora sem fins lucrativos, desenvolvedora de tecnologias de conhecimento social. Entre suas principais publicações estão os livros The future of the academic journal and e-learning ecologies e Towards a semantic web: Connecting knowledge in academic research. Petrilson Pinheiro é professor de linguística aplicada na Universidade Estadual de Campinas. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq “Multiletramentos na escola por meio da hipermídia”. Autor dos livros Multiletramentos em teoria e prática: Desafios para a escola de hoje e Práticas colaborativas de escrita via internet: Repensando a produção textual na escola.