“Liber Amicorum: Homenagem aos 13 anos de atuação do Ministro Marco Buzzi na Corte da Cidadania” é uma obra que reúne trabalhos de um seleto grupo de operadores do Direito, cujo propósito é brindar a trajetória do magistrado catarinense com reflexões acerca de suas valiosas contribuições ao Poder Judiciário.
Natural da cidade de Timbó/SC, filho de professores, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi iniciou a vida profissional muito jovem como repórter fotográfico e, nesse intento, protagonizou a fundação do periódico local “jornal A Tribuna”. Ainda na faculdade de Direito, atuou em um escritório de advocacia da pacata cidade do Alto Vale Catarinense, mas não tardou para iniciar a carreira como Juiz de Direito, em 1982, após ser aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ao lado da esposa, Katcha Valesca de Macedo Buzzi, rumou para o interior do Estado, onde nasceram as filhas Catarina, Vitória e Ana Carolina.
Em 05.09.2011, o magistrado tomou posse como Ministro do Superior Tribunal de Justiça e, desde então, é membro da 4ª Turma e da 2ª Seção, destacando-se com um dos gabinetes com maior produtividade entre aqueles de Direito Privado.
Além disso, não se pode deixar de render elogios à decisiva liderança e protagonismo do homenageado na consolidação da Política Nacional de Solução Consensual de Conflitos, como verdadeiro vetor para concretização da cidadania.
Assim, o presente livro evidencia as profundas e essenciais contribuições do Ministro Marco Buzzi no pensar e no julgamento de ações alusivas ao Direito Material e Processual Civil, abordando outras temáticas como responsabilidade civil e o Direito Digital, e enfatiza, ainda, as diversas frentes de trabalho por ele conduzidas no que pertine à conciliação e à mediação.