Causae et Curae descreve a inter-relação e interação recíproca entre o homem e o cosmos de maneira mais ampla do que a sabedoria popular. Não se trata apenas de articulações com a mudança de tempo, mas de como o clima, a lua e toda a criação influenciam e afetam o ser humano, pois toda a criação está presente no homem. Em uma perspectiva ainda mais ampla, Hildegarda nos ensina que as ações do homem se refletem até nas estrelas, e que o mau comportamento humano altera o bom funcionamento da criação, não apenas por ações como queimadas ou chuvas ácidas, mas por modificar substancialmente a harmonia do universo.
O Sobre as Doenças e as Curas descreve de maneira geral o funcionamento do organismo humano, enfatizando o equilíbrio das secreções internas, cuja alteração causa as diversas doenças. A obra insiste no equilíbrio, na moderação e na temperança como necessidades básicas para a vida e a felicidade; não à toa, temperatum (moderado, equilibrado) é um dos termos centrais do livro.
Além disso, como será visto adiante, a obra dedica atenção notável à procriação humana e seus problemas, com absoluta clareza e precisão: o livro é ditado pelo Criador, que não pode se enganar sobre suas criaturas. Tudo relacionado ao desejo, à cópula e suas circunstâncias, à gestação, ao parto e à amamentação é abordado ao longo do livro, ocupando cerca de um terço da obra.