É pouco conhecido que marcas globais notáveis como Rolex, BMW e Louis Vuitton ainda usam logotipos que foram projetados há mais de 100 anos. Aprofundando as origens das marcas modernas e reunindo mais de 6.000 logos desde meados do século XIX até 1940, o extenso complemento de Jens Müller ao Logo Modernism é essencial para qualquer pessoa interessada na história da identidade corporativa e sua fascinante influência. Primeiros SinaisAs origens dos logotipos modernosInúmeras marcas globais, incluindo Rolex, BMW, Louis Vuitton e New York Yankees, ainda usam logotipos projetados há mais de 100 anos. No entanto, nunca houve uma monografia dedicada às origens do design de logotipo. Na segunda metade do século XIX, a marca substituiu símbolos tradicionais como o brasão da família como símbolo promocional e identificador de empresas. No início, os desenhos muitas vezes ainda eram figurativos; só gradualmente eles se desenvolveram nas marcas abstratas que se tornaram fixas na vida cotidiana de hoje.O autor Jens Müller, descrito como o “detetive de logotipos” pela revista Wired, examinou registros históricos de marcas, arquivos corporativos internacionais e primeiras publicações de design para descobrir mais de 6.000 logotipos de 1870 a 1940. Esta coleção incomparável acompanha o desenvolvimento de marcas e galpões modernos luz em designs esquecidos e versões iniciais de logotipos famosos. O catálogo é dividido em quatro categorias de design: “Figurativo”, “Forma”, “Efeito” e “Tipográfico”. Cada capítulo é então sistematicamente subdividido de acordo com elementos básicos de design, como círculo, linha, sobreposição e contorno, oferecendo assim uma nova perspectiva sobre os princípios de design que ainda são relevantes hoje.Juntamente com uma extensa seção de imagens, o livro inclui uma introdução de Jens Müller sobre a história da marca, bem como uma reprodução do primeiro exame abrangente de logotipos corporativos modernos: o ensaio ilustrado do influente pioneiro do design FH Ehmcke (1878–1965) “ Wahrzeichen—Warenzeichen” (Símbolos—marcas registradas) de 1921. Também estão incluídos dez estudos de caso de marcas famosas, incluindo as de 3M, NBC, Shell e Olivetti, e inúmeras imagens raras que ilustram os — às vezes variados, às vezes consistentes — desenvolvimentos no design internacional de logotipos e no nascimento da identidade corporativa. Logo Beginnings não é apenas um manual de design gráfico fundamental e inspirador, mas também uma excelente leitura para qualquer pessoa interessada na história social, cultural e corporativa e no fascinante impacto das marcas registradas. É também o complemento perfeito para o clássico Logo Modernism da TASCHEN. O autorJens Müller nasceu em Koblenz, Alemanha, em 1982 e estudou design gráfico. Destinatário de vários prêmios de design nacionais e internacionais, Müller é diretor criativo do estúdio de design Vista em Düsseldorf, editor da série de livros A5 sobre história do design gráfico e autor de Logo Modernism. Ele é professor de design corporativo na Dortmund University of Applied Sciences and Arts.