O livro aborda a vida e a obra de Lucjan Korngold, arquiteto de origem polonesa, cuja trajetória entre dois continentes se entrelaça com a de tantos outros profissionais, empresários, intelectuais e artistas que aportaram no Brasil no período entre as duas grandes guerras mundiais, contribuindo para a construção da modernidade brasileira nos principais centros do país.
Nascido em Varsóvia em 1897, Korngold cresceu e maturou nos ambientes culturais e artísticos das vanguardas europeias, chegando ao Brasil em 1940. Mais de sessenta anos após seu falecimento, a obra construída por este arquiteto imigrante ainda se destaca na paisagem urbana de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com edifícios representativos da modernidade brasileira.
Anat Falbel mergulha na formação de Korngold na Europa, destacando o contexto que moldou seu olhar sobre as relações entre arquitetura e cultura na sociedade moderna. A obra explora o desenrolar do diálogo construído entre o imigrante e o nacional desde a ditadura de Getúlio Vargas até a década de 1960. Nos anos de grande desenvolvimento industrial e crescimento urbano, Korngold e seu círculo de comitentes desenvolveram indústrias, edifícios públicos e residenciais, introduzindo tecnologias e métodos construtivos