Para toda mãe que trabalha fora de casa e precisa deixar os filhos durante algumas horas do dia, o momento de se despedir pode ser difícil – tanto para ela quanto para as crianças. Como fazer os pequenos entenderem que os pais estarão de volta em breve? Em Mamãe foi trabalhar, Kes Gray, considerado pelo jornal The Independent um dos dez maiores autores britânicos da literatura infantil contemporânea, aborda o problema de maneira tranquilizante.
No livro, que o selo Globinho lança no Brasil, Gray adota o ponto de vista da criança para mostrar que, afinal, a ausência dos pais ao longo do dia não é nenhum bicho de sete cabeças: seu personagem, que passa o dia longe da mãe, percebe que a ausência materna não tem tanta importância se comparada ao fato de que a mãe sempre volta para casa, para ele, para dar-lhe carinho e atenção. Nas palavras do personagem, “mamãe foi trabalhar, mas sei que ela me adora e pensa em mim o tempo todo. Como sei disso? Porque mamãe volta pra casa, brinca comigo e diz que me ama muito!”
Com ilustrações de David Milgrim, a história ajuda as crianças a lidarem com os períodos em que os pais estão ausentes e também mostra a eles que não há motivos para sentirem-se culpados ao deixar seus filhos em casa para trabalharem fora.