Devido à pressão da opinião pública, a responsabilidade ambiental tornou-se uma componente fundamental da estratégia e da gestão de empresas. Os dirigentes e os responsáveis devem aprender a diagnosticar, planificar e seguir o impacte ambiental das suas actividades qualquer que seja o objectivo que queiram levar a efeito. Esta obra propõe um método de diagnóstico global do desempenho ambiental da empresa ou da organização. No centro das direcções-gerais e, depois, no interior de cada uma das funções da empresa a obra identifica os objectivos, a estratégia e os utensílios. Para a Direcção Administrativa e Financeira: estabelece um plano de adaptação em conformidade com as normas e regulamentações, aplicação de um painel de bordo e de um balanço verdes; Para a Direcção Industrial: elabora um plano de investimento e de controlo dos resíduos e dos riscos ambientais; Para a Direcção de Marketing e Comercial: prepara um plano de comunicação em tomo de conceitos, técnicas e objectivos verdesque a empresa tenha identificado; Para a Direcção de Recursos Humanos, elaboração e aplicação de um plano de formação e de animação internos; Para a Direcção de Investigação e Desenvolvimento: identifica prioridades de integração tecnológica no meioambiente e construção do plano de estudos e subsequentes investigações. Apresentando um grande número de grelhas de análise e de casos práticos, esta obra é um guia fundamental para a aplicação de uma eficaz política verde.