Data de fechamento da edição: 04/11/2019.
Direito Internacional é disciplina obrigatória na grade curricular das Faculdades de Direito, além de ser cobrada no Exame da OAB e em diversos concursos públicos. Por isso, é imprescindível ao estudante de direito e ao candidato compreender corretamente a matéria.
Oriundo da Coleção Direito Vivo, este Manual de Direito Internacional Público e Privado foi inteiramente reformulado e devidamente atualizado para oferecer um aprendizado completo e prático desta doutrina. A autora é experiente professora na área e utiliza de todo o seu saber jurídico para entregar um livro didático na abordagem dos temas.
A obra está dividida em duas partes: a primeira é dedicada ao estudo do Direito Internacional Público e trata de assuntos como: os princípios de Direito Internacional Público; a sociedade internacional; os sujeitos de Direito Internacional; as fontes do Direito Internacional Público; os tratados internacionais; o Estado; os organismos Internacionais (ONU, OIT, OMC); as integrações regionais (União Europeia, Mercosul); os meios de solução de conflitos internacionais; o domínio público internacional; e o Direito Internacional dos Direitos Humanos – em que são explorados tópicos como a Declaração Universal de Direitos Humanos, o Sistema Internacional de proteção dos Direitos Humanos e o Sistema Regional de Proteção dos Direitos Humanos.
A segunda parte apresenta o Direito Internacional Privado e trata de assuntos como: os conflitos interespaciais e os conflitos interpessoais; as fontes do Direito Internacional Privado; as normas de Direito Internacional Privado no Brasil (por exemplo, a LINDB e a Lei de Migração); os elementos de conexão (como a lex domicilii, a nacionalidade, a lex rei sitae, a lex loci delicti commissi e a lex fori); a homologação de sentença estrangeira; a arbitragem internacional; e os contratos internacionais (por exemplo, compra e venda internacional, incoterms, factoring e leasing).
A Editora e a autora estão convictos que esta obra oferece conteúdo de qualidade, em formato acessível, com tabelas e destaques em box, para facilitar o entendimento dos itens. Certamente é uma ferramenta imprescindível para o conhecimento do Direito Internacional.