O papel dos profissionais da área da saúde, em especial do Fisioterapeuta em unidade hospitalar, vem se tornando cada vez mais complexo diante da constante qualificação dos serviços de assistência à saúde. A atuação do Fisioterapeuta hospitalar ganhou mais notoriedade diante da pandemia do COVID-19, nesse processo saúde-doença assumimos um papel decisivo para garantir, principalmente qualidade de vida à população que foi acometida com essa doença.
Na prática hospitalar, o fisioterapeuta deve estar preparado para trabalhar em equipe e seguir os princípios éticos do exercício profissional, para equilibrar a técnica bem executada e de acordo com a demanda do paciente e contribuir com o grupo de trabalho para a evolução positiva do indivíduo acometido. Esta obra vem ao encontro do enfoque na prática fisioterapêutica em ambiente hospitalar; todos os temas foram tratados de modo a acolher a todas as pessoas que possam acessá-los, trazendo ao leitor o entendimento de cada tema de forma prática, objetiva e segura.
Ao longo dos capítulos do livro são desenvolvidos os mais variados temas que abordam a fisioterapia respiratória, bem como sua história, atuação do profissional em UTI, modos de ventilação, a abordagem da fisioterapia no paciente com COVID-19 e suas complicações e o sucesso na extubação; dentre outros temas de extrema relevância.
Entretanto, esse manual traz a todos os profissionais da saúde e aos fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia a importância dos cuidados e manejos do paciente hospitalizado, bem como o tratamento e as complicações. Tudo tratado de forma leve e prática, fazendo deste livro um manual de ajuda nos cuidados aos pacientes, com enfoque na assistência humanizada e especializada, visando à recuperação do paciente. Pois, o diferencial do fisioterapeuta na equipe de um hospital é a atuação digna e efetiva, trazendo ao profissional a capacidade de realizar uma avaliação e um diagnóstico cinético-funcional efetivos, traçar um plano de tratamento fisioterapêutico adequado, executar as técnicas e acompanhamento (reavaliação) da resposta do paciente à intervenção, ter como objetivo final uma melhora na função pulmonar, cinético-postural e especialmente na área de ventilação artificial hospitalar.
Livro-texto recomendado para as disciplinas Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Hospitalar, Ventilação Mecânica, Cuidados ao Paciente Hospitalizado em Ventilação Mecânica, livro-manual destinado aos cursos de graduação e pós-graduação em UTI, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Hospitalar. Obra relevante para consulta de acadêmicos da área da saúde, acadêmicos em Fisioterapia, fisioterapeutas, enfermeiros e tecnólogos em radiologia.
Obra destinada também a docentes da área da saúde que abordem esses temas em sala de aula, além do auxílio na preparação para provas de proficiência em UTI e Fisioterapia Respiratória.