Pode um livro sobre separação ser fundamentalmente um livro sobre o amor? Manual do bom divórcio prova que sim.
Apesar de separação ser um tema que em geral evoca sentimentos de dor e tristeza, esse é um guia extremamente amoroso e otimista, dedicado não só a quem está pensando em se divorciar ou está no meio do turbilhão, mas também a quem está prestes a se casar e deseja saber quais são as opções legais disponíveis para evitar possíveis problemas no futuro. Fugindo de termos jurídicos que soam estrangeiros para quem não é do ramo, Manual do bom divórcio usa uma linguagem simples e objetiva, sempre levando em conta que, além da parte jurídica e burocrática, há uma família envolvida em todo o processo, com suas personalidades, anseios, frustrações e esperanças.
A autora, Diana Poppe, é uma das maiores especialistas em Direito de Família do Brasil, responsável por centenas de divórcios que se transformaram em finais felizes. Ela parte do princípio de que toda relação possui um patrimônio que não pode ser destruído nem na separação, nem na tentativa de mantê-la: a felicidade dos filhos, a história vivida, tudo aquilo que se construiu junto. A dor da derrota, a ameaça da solidão, o amargor do sentimento de traição (nem sempre real, nem sempre física) não podem ser ignorados, mas não devem ser transformados em mais sofrimento e perdas e, sim, em um grande aprendizado.
Diana usa exemplos de casos que acompanhou ao longo de seus anos de prática como advogada de família e dá dicas de filmes, músicas, livros e poemas que podem ajudar quem está enfrentando uma separação. O leitor também encontrará um guia para avaliar se o divórcio é mesmo o melhor caminho para determinadas relações e que opções legais os novos casais tem à sua disposição para legitimar sua união. Tudo isso com o aconchego e o cuidado de uma profissional que aprendeu a ver o ser humano por trás de contratos, acordos e litígios muitas vezes desnecessários.