Este manual é destinado à Catequese de adultos. Busca seguir a estrutura de quatro tempos e três etapas, inspirado no processo catecumenal. Os tempos são momentos de informação e amadurecimento na fé e as etapas são como portas que se atravessam, ou degraus que se sobem, possibilitando o avanço na caminhada. O primeiro tempo é chamado de Pré-catecumenato e sua característica marcante é o primeiro anúncio (querigma), aqui realizado por meio de oito encontros. O segundo tempo é o do Catecumenato propriamente dito, um tempo mais longo dedicado à instrução da fé por meio da apresentação da Revelação de Deus presente na Sagrada Escritura, do símbolo da fé e da Oração do Senhor. Neste manual, o tempo do Catecumenato é realizado por meio de 26 encontros. O terceiro tempo é o da Purificação e Iluminação, tempo muito breve no qual os catecúmenos passam por um retiro quaresmal para uma intensa preparação espiritual. O quarto tempo é o da Mistagogia, que dura todo o período pascal e quando os neófitos são mergulhados ainda mais nos mistérios que vivenciaram com a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia). Na passagem do Pré-catecumenato para o Catecumenato, quando o candidato dá sinais de uma conversão inicial, acontece o Rito de Admissão no Catecumenato, no qual ele é recebido como catecúmeno pela Igreja. Na passagem do Catecumenato para a Purificação e Iluminação, acontece a Rito de Eleição ou inscrição do nome, realizado no primeiro domingo da Quaresma. Nesse rito, o catecúmeno é admitido a uma preparação mais intensiva para os sacramentos. Na passagem da Purificação e Iluminação para a Mistagogia, acontece a celebração dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), na Vigília Pascal — para os catecúmenos. No caso dos catequizandos já batizados, que estão completando o processo de Iniciação Cristã, os sacramentos da Crisma e da Eucaristia serão realizados em momentos apropriados, de acordo com a realidade pastoral das comunidades. Em cada encontro deste Manual, o catequista vai poder dispor de uma metodologia apropriada, destacando-se a centralidade da Palavra de Deus no processo iniciático, a partir da Leitura Orante da Palavra.