Concebido por Ana Lúcia Rodrigues da Silva, Marketing Energético - Estratégias Competitivas na Energia pretende, de forma clara e didática, apresentar para os leitores especializados e não especializados os principais conceitos de planejamento estratégico e marketing aplicados à indústria de energia. Dessa forma, torna-se possível situar o leitor frente às principais características regulatórias, que incentivam ou coíbem a real competição no setor energético nacional. Com vivência acadêmica e de pesquisa, associada, ainda, ao contato direto com o dia-a-dia das organizações, prática decorrente da experiência consultiva vivenciada nos últimos 10 anos na empresa Sinerconsult, a autora consolida, de forma inédita, práticas adotadas por diversas empresas para obter vantagens competitivas no setor energético. Servindo-se de suporte teórico pertinente, Ana Lúcia parece, assim, contribuir inquestionavelmente para a discussão da aplicabilidade de técnicas e ferramentas vencedoras de planejamento e marketing em um setor fortemente caracterizado pela regulação e por monopólios de fato ou de direito. Setor que, constituído por clientes mais informados e exigentes, tem sua qualidade, seus preços e serviços submetidos, com freqüência, à avaliação consciente e rigorosa. Por fim, torna-se relevante ressaltar que a elaboração deste livro fez parte de um conjunto de atividades desenvolvidas durante o Pós-doutorado da autora na área de Planejamento de Sistemas Energéticos.