Você já reparou que alguns cheiros que sentimos têm o poder de nos transportar em uma viagem pela memória? O de café quentinho com bolo traz acolhimento. O de rosas transmite sofisticação. O de carro novo é inconfundível.
E você já deve ter notado que algumas lojas têm um perfume tão marcante em seu ambiente que, quando estamos num shopping, rapidamente reconhecemos que ali existe um estabelecimento daquela grife. E você provavelmente já esteve em lugares que, embora perfumados, não são agradáveis de se ficar.
Marketing olfativo: guia para aromatização de ambientes revela como o uso adequado de óleos e essências pode atuar de forma surpreendente em espaços variados, com objetivos diversos, como:
- em áreas comerciais, para comunicar a identidade de uma marca;
- em locais de atendimento, para interferir no aumento e na diminuição do tempo de permanência dos clientes;
- em consultórios médicos, para proporcionar tranquilidade aos pacientes;
- em espaços com potencial estressante, como call centers, para conferir maior tranquilidade a quem ali trabalha;
- em áreas e atividades que exigem mais concentração, como salas de estudo e departamentos contábeis;
- dentro de casa, para potencializar a vocação de cada cômodo: alegria na sala, repouso no quarto, higiene em toaletes, limpeza em áreas de serviço.
As propriedades de matérias-primas, a maneira adequada de combiná-las (e aplicá-las) e as armadilhas a evitar estão explicadas nesta publicação que o Senac São Paulo traz para profissionais e para todos que gostam do assunto.