Apresentado por Stan Lee e Jack Kirby nas páginas férteis de O Quarteto Fantástico , o Surfista Prateado rapidamente se estabeleceu como um dos personagens mais extravagantes da Marvel . Escravizado por Galactus para rondar o cosmos em busca da próxima refeição do tamanho de um planeta do semideus, o Surfista era uma figura tão trágica quanto qualquer outra nos quadrinhos - e parecia incrivelmente legal ao mesmo tempo! Um sucesso estrondoso entre os fãs e um personagem coadjuvante regular em Quarteto Fantástico , o personagem despertou um nervo criativo em Lee, que mal podia esperar para começar a contar algumas histórias solo de Surfista, mas o momento tinha que ser certo.
Na primavera de 1968, as coisas se acertaram tanto para o escritor quanto para o personagem, com Lee dando ao Surfer Marvel o primeiro livro em tamanho duplo em andamento. Lee também recrutou o artista John Buscema, que recentemente havia emprestado seus extraordinários lápis para Os Vingadores . Juntos, eles criaram uma série de histórias lendárias que ajudaram a definir o personagem para sempre.
As histórias de toda a série de 18 edições da série Silver Surfer de 1968 são coletadas neste tomo XXL de tamanho cósmico da série Marvel Comics Library, ganhadora do Eisner Award. Os quadrinhos com pedigree mais imaculados foram abertos e fotografados para reprodução em estreita colaboração com a Marvel e a Certified Guaranty Company. Cada página foi fotografada conforme impressa há mais de meio século e depois remasterizada digitalmente usando técnicas modernas de retoque para corrigir problemas com a impressão imperfeita e barata da época - como se tivesse saído de uma impressora de classe mundial da década de 1960. Um estoque de papel personalizado foi desenvolvido exclusivamente para esta série para simular a sensação dos quadrinhos originais.
Textos do autor e crítico Douglas Wolk e do artista da Marvel e irmão de John Buscema, Sal Buscema, acompanham obras de arte originais, fotografias e recordações raras.