O material didático de suporte pedagógico adaptado para o ensino de Matemática tem como título "Matemática Inclusiva e suas Descobertas". Este material foi baseado nas teorias de aprendizagem, a Construtivista para que a própria criança construa seus conceitos, sendo alfabetizada ou não, e a Condicionante, por favorecer a aprendizagem de pessoas com limitações intelectuais ao utilizar práticas com repetições de informações e reforço positivo condicionante. Outra leitura adicionada às teorias, foi sobre a Neuroeducação, mais precisamente a neuroplasticidade, pois considera a capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar informações ao longo da vida em resposta a novas experiências, aprendizado ou lesões. No contexto da educação de pessoas com deficiência intelectual, a compreensão da neuroplasticidade é fundamental, pois evidencia que o cérebro dessas pessoas pode desenvolver novas conexões neurais, novas sinapses, e assim, adquirir novas habilidades, mesmo diante de desafios cognitivos. Este material didático possui uma linguagem simples, ou seja, as informações foram adaptadas, utilizamos de palavras e expressões de fácil compreensão, mas seguindo o rigor das definições e propriedades que o componente curricular exige, nesse caso específico, a Matemática. A proposta aqui apresentada é de um suporte pedagógico cognitivamente democrático, visto que, pode atender ao aluno, independente da sua condição intelectual.