"O jornalista, editor e escritor João Varella, como tantos de nós, cresceu rodeado por sons populares. Porém, também como tantos de nós, durante a juventude se refugiou no rock e seus signos: as roupas pretas, o cabelo comprido e a atitude de negar qualquer som que fugisse daquilo. Já adulto, deixou as crenças adolescentes de lado e ampliou consideravelmente este leque. Até que em uma festa de Carnaval, ao escutar as músicas do álbum Banda Eva Ao Vivo, percebeu que certos preconceitos ainda permaneciam, quase que instintivamente. A partir daí se questionou: por quê?
Me Tirar da Solidão (ou como aprendi a amar Banda Eva Ao Vivo) é o relato destas transformações e uma análise profunda sobre como cedemos a pressões sociais e muitas vezes sufocamos o simples prazer de curtir uma canção, um álbum ou um gênero musical. Varella disseca as entranhas da axé music como fenômeno cultural, traça um perfil da cantora Ivete Sangalo como estrela pop e levanta questionamentos sobre o que é, afinal, “bom” ou “mau” gosto. Para isso, traça paralelos com temas que lhe são caros, como futebol, games, livros e muita música, em uma narrativa fluida, divertida e com toques autobiográficos. O livro ainda conta com as ilustrações do multiartista Conde Baltazar.
Este é o terceiro título da coleção Sound+Vision, na qual autores dissecam seus álbuns favoritos, acompanhados de artistas visuais que apresentam seus olhares sobre as músicas desse mesmo álbum."