Seymour Trotter, um psicanalista de sucesso, adepto de técnicas nem um pouco ortodoxas, inicia um jogo erótico com uma paciente quarenta anos mais jovem. O tratamento alternativo parece tirá-la de uma rotina de promiscuidade e autoflagelação. Porém, isso não impede Trotter de ser investigado e, prestes a ser proibido de clinicar, ele revela suas motivações a Ernest Lash, do Comitê de Ética. A conversa acaba por mudar completamente as direções da carreira de Lash, que começa a trabalhar com psicoterapia.
Lash, então, aprende a domar os próprios anseios por meio da terapia – a mesma que usa para entrar no recanto mais íntimo da vida de seus pacientes, entre eles, um homem tímido e obsessivo que, após anos de consultas, decide se separar da esposa, Carolyn. Com um histórico de passagens malsucedidas por analistas abusivos durante a juventude, a advogada não se conforma com a decisão do marido, e decide se vingar do dr. Lash, elaborando um plano para arruinar a vida do médico: contratá-lo e seduzi-lo.
Ernest fica tentado, mas consegue resistir ao charme de Carolyn. Além disso, é capaz de analisar seu verdadeiro eu e, por trás de todas as camadas de mentiras e ilusões, transforma Carolyn em uma paciente real. Ela, por sua vez, consegue extrair das palavras do terapeuta conselhos úteis que oferece a um de seus clientes: Marshal Streider, supervisor e mentor de Ernest.
Mentiras no divã é um livro cativante e emocionante, que prende os leitores em uma trama construída de forma magistral sobre as surpresas da humanidade e uma fé redentora.