As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo "Programa Ciência na Escola", financiado pelo CNPq. intitulado "Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científico e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências", aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diante da Urgência de discussões sobre as Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), este material foi pensado para auxiliar professores (educação básica e ensino superior), estudantes em formação dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e dos programas de pós-graduação profissionais. Este livro é a continuação do primeiro trabalho publicado em 2021, intitulado Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de Ciências, que buscou atender à necessidade de se pensar sobre as possíveis metodologias ativas (aqui pensadas como metodologias cooperativas, participativas e interativas). Desta forma, este livro busca refletir sobre: Quais as possíveis metodologias e abordagens podem ser desenvolvidas no ensino de Ciências? Para guiar as reflexões sobre esta questão. as MADECs foram agrupadas em perspectivas e abordagens de práticas Educativas: de organização e planejamento do conteúdo; críticas; por renovação curricular; e por pesquisas e projetos.