O domínio da psicologia voltado às questões do trabalho apresenta uma ampla diversidade teórica e metodológica em nosso país. As clínicas do trabalho, ainda que não componham um universo homogêneo, fazem parte desse domínio e se colocam como recursos para a ação nos contextos de trabalho e sua transformação.
Os textos que integram este livro exploram as metodologias e métodos construídos pelas clínicas do trabalho, fornecendo ao leitor um guia para a pesquisa e a intervenção orientados pelos princípios fundamentais que orientam esse subdomínio da psicologia do trabalho.
Os organizadores reuniram textos dos principais expoentes brasileiros das clínicas do trabalho, organizando a obra em três partes. A Parte 1 apresenta dois capítulos que abordam os fundamentos epistemológicos dessas clínicas, com uma ilustração prática.
Os capítulos que integram a Parte 2 (3 a 7) abordam a metodologia e métodos em abordagens específicas: na psicodinâmica do trabalho, na clínica da atividade, na psicossociologia, na ergonomia e na ergologia.
A Parte 3 ressalta duas Interfaces das clínicas do trabalho. Enquanto o Capítulo 8 discute questões metodológicas em Saúde Mental e Trabalho, o Capítulo 9 explora o uso da psicossociologia em um momento fulcral da vida acadêmica: a elaboração de uma tese.
Livro indicado para profissionais, pesquisadores e estudantes interessados na compreensão dos aspectos humanos e subjetivos relacionados ao trabalho. Oferece contribuições para estudos na área de administração, psicologia e saúde, com aplicação em diversas disciplinas e áreas correlatas, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação. Manual de metodologia com sólida problematização epistemológica e teórica.