Tudo começa com um habitual passeio de fim de semana, no Rio de Janeiro, rumo ao aniversário do avô. Para distrair os filhos do engarrafamento, a mãe decide falar sobre como era o bairro carioca de Copacabana no início do século 20, ainda um local deserto e de difícil acesso, isolado pelos morros. De repente, acontece o que parece impossível: o carro do grupo chega... ao Rio de Janeiro de 1938!
As andanças do casal e dos dois meninos pelo passado criam instantes mágicos, como a passagem de um circo em plena avenida Nossa Senhora de Copacabana, o trajeto de bicicleta pela então pista única da avenida Atlântica, a visão do imponente Copacabana Palace tal qual a família está acostumada a vê-lo no presente. Mas a melhor parte começa quando o quarteto chega à casa em que o avô morava.
A narrativa suave e intrigante captura o leitor desde as primeiras linhas. O relato das aventuras, hábil ao mesclar a ótica dos meninos contemporâneos com um delicioso toque de nostalgia, ganha força adicional com as belas ilustrações de Taline Schubach.
Vida em família, rivalidade entre irmãos, dificuldades da vida moderna são alguns dos temas abordados em Meu avô tem oito anos, nono livro de Sônia Travassos, que há mais de duas décadas atua na promoção da leitura entre crianças, jovens e educadores. É autora dos livros Visconde todo prosa, Uma nova amiga, Quem manda aqui sou eu e Picapaus unidos são invencíveis, todos publicados pela Editora Globo.