Abordar a educação financeira sob a perspectiva da cidadania, de educação para o consumo e poupança, de planejamento e mudanças de atitude. Destinado às crianças de 8 a 10 anos, estudantes do Ensino Fundamental I Anos iniciais. O conteúdo é introdutório e relevante às crianças que estão aprendendo a entender o que é e como lidar com dinheiro. E aos pais e adultos que desejam que as crianças tenham uma ideia de como é a economia de uma forma geral, como os adultos ganham dinheiro (e por quê), a importância de planejar o consumo, de pensar no que é necessário de verdade.· Breve história do comércio · Importância de aprender a lidar com dinheiro · Consumo: coisas de que precisamos x coisas que queremos · O que é poupar e a importância de guardar uma parte do que se recebe (atividades com problemas matemáticos) · Os 5 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e recriar (atividades com Ciências e Matemática) · Como fazer uma poupança/abrir caderneta de poupança, como acompanhar quanto rendeu, quanto tem na poupança (atividades com problemas matemáticos) · Planejamento, orçamento, lista de compras e pesquisa de preço · Sustentabilidade (ambiental, financeira, social) · Impostos e contribuições + nota fiscal (atividades com problemas matemáticos) · Manuseio responsável do dinheiro (atividades com problemas matemáticos, explorando cidadania e sustentabilidade) · Respostas das perguntas e atividades · Jogo de memória · Jogo de percurso