Microeconomia em ação: comportamento racional e estruturas de mercado abrange o conteúdo de microeconomia ministra¬do em muitos anos nas disciplinas de microeconomia intermediária para os alunos dos cursos de administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A originalidade do livro está nos exercí¬cios. Os autores priorizaram a aplicação prática dos conceitos teóricos a problemas atuais, próximos da realidade brasileira.
O conteúdo teórico é relativamente con¬solidado. O primeiro capítulo introduz conceitos de Teoria Econômica e do papel dos mercados e do Estado na organização da atividade econômica. Na sequência, descreve-se o mecanismo básico de fun¬cionamento do mercado.
O Capítulo 3 apresenta os fundamentos da Teoria do Consumidor, e o Capítulo 4 apresenta os fundamentos da Teoria da Firma: produção e custos. Ainda no Capí¬tulo 4, discute-se o comportamento racio¬nal dos produtores na estrutura de merca¬do de competição perfeita.
O Capítulo 5 apresenta a metodologia de análise de bem-estar e algumas de suas aplicações para políticas públicas e para o comércio internacional.
Na sequência, são analisadas as demais estruturas de mercado. O Capítulo 6 dis¬cute mercados em monopólio e as estra¬tégias de precificação. O Capítulo 7 deta¬lha modelos de competição imperfeita, como concorrência monopolística e os oligopólios. O último capítulo apresenta uma introdução ao comportamento es¬tratégico e à Teoria dos Jogos.
Os autores analisam comportamento racional, mas são professores apaixona¬dos. Que a leitura do livro possa suscitar a curiosidade dos alunos pela realidade que os cerca de maneira organizada, rigorosa, mas também apaixonada.