Minha sacola

    MODELOS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS

    Favoritar
    Ref:
    963941

    Por: R$ 116,00ou X de

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Darci Ribeiro, uma das grandes expressões da nossa cultura, estudioso da formação educacional, econômica e cultural da população brasileira, dizia que há pessoas que falam das coisas e as que falam sobre as coisas. E completava: só podem falar das coisas quem as vivenciou.

    Existem neste país pessoas que falam sobre Educação Médica, avaliação, integração com os serviços de saúde, equipes de saúde. Muitas delas nunca participaram de uma instituição acadêmica, de uma implantação curricular ou jamais trabalharam em um serviço de saúde. Como perceber a complexidade de suas realidades e entender a força do jogo de sedução e de poder dessas organizações?

    O Prof. Dalmo de Souza Amorim, pesquisador da área básica e clínica, formado nas melhores instituições nacionais e internacionais, respeitado na comunidade acadêmica de nosso país e do exterior, usou o instrumental técnico-científico e o rigor metodológico de sua origem para analisar algumas escolas médicas e serviços de saúde. Para tanto, nelas atuou, vivenciou suas realizações e suas mazelas. Duas delas eram instituições públicas. Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi vice-diretor e diretor. Na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, participou da elaboração de plano de metas. Em outras duas ocasiões, atuou em universidades privadas. Na Universidade de Mogi das Cruzes e na Universidade de Uberaba, desenvolveu projetos de mudanças no ensino médico e sua integração com outros cursos e serviços de saúde. Na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, por ocasião de sua estadualização, realizou análises de desempenho, avaliação de propostas curriculares e integração com os serviços de saúde.

    Nesta obra, utiliza os conceitos de modelo e de área, muito bem definidos no texto. Acompanha Edgard Morin, em sua luta pela aglutinação dos saberes em busca da interdisplinaridade e transdiciplinaridade, e Philippe Perrenoud, no esforço para construção de competências, fugindo da avaliação exclusiva do conhecimento.

    Discute, no livro, a fragmentação do saber, mostrando suas causas e defendendo a interdisciplinaridade. Entre as causas, identifica a estrutura departamental, que ataca com veemência: “corporação familiar”, eliminadora do avanço científico, arcaica, estimuladora da fragmentação do conhecimento através da implantação sucessiva de um maior número de disciplinas, acobertando ineficiências dos membros do grupo. O resultado são cursos sem terminalidade, que não preparam os profissionais para “aprenderem a aprender”, para serem contemporâneos de seu tempo.

    A análise do Prof. Dalmo Amorim, usando sua sólida cultura humanística aliada à sua formação acadêmica, permitiu chegar à raiz do fracasso de tantas experiências de integração docente/assistencial. Apesar do discurso da integração docente/assistencial ter se tornado dominante nos últimos 40 anos, a maioria das ações foi voluntarista e manteve as áreas separadas. O entendimento dessas dificuldades é aprofundado a partir do estudo do tratamento do tema Saúde e Educação na constituição brasileira, desde seus primórdios, no tempo do Império, até a atual Carta Magna, mostrando que os legisladores se preocuparam tardiamente com a definição clara de uma política nessa área. A Saúde aparece através das configurações de estrutura, competências e comando na Constituição de 1988, abrindo o processo de construção de um sistema com objetivos definidos, que vem se consolidando em leis complementares.

    Enfim, o livro enfoca as questões centrais da Educação, não só médica, mas das profissões da Saúde, tornando-se leitura obrigatória a todos que desejam trilhar o caminho da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, da verdadeira integração docente/assistencial. Não é mais um livro sobre este tema. É o livro do tema.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788586699573
    SubtítuloA QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA SAÚDE
    Pré vendaNão
    Peso376g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões24 x 17 x 1.5
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas276
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2007
    Código Interno963941
    Código de barras9788586699573
    AcabamentoBROCHURA
    AutorAMORIM, DALMO DE SOUZA
    EditoraHOLOS
    Sob encomendaSim

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar